Peru - 2013 - Surf TRIP PAIPO

PERU 2013 - SURF- TRIP PAIPO - POR: ANDY NAZA BOY

     O Peru concerteza é um dos melhores picos da américa latina com ondas ótimas, de boa formação, bom tamanho para surfar e muita adrenalina na veia ao surfar uma onda longa com muita opção de manobras.   
     




     Como é bom experimentar a sensação de estar dentro de um sonho que na verdade é pura realidade, estou  falando da melhor sensação do mundo que é a de pegar altas ondas, em um pico irado, com seus amigos de fé, numa trip master e tudo que Deus nos permite apreciar. São momentos assim que fazem a vida valer a pena, isso não tem dinheiro no mundo que pague e essa galera sabe muito bem o que é isso, sabem ser feliz e sabem o que é bom ( na foto abaixo a galera que foi fazer essa trip irada para o Peru):



   
São eles: Mauro Pacheco Escobar, Luciano de Bortoli, Marcelo Abbud, Dinga Colognese, Renatinho, Fernando, Luis Fernando Pacheco (primo), Marcel, Vitor Adams, Roberto Coin e Jeferson.
      
     Realmente essa galera deve ter feito a cabeça por lá. Mas surfar em picos com boas ondas tem um preço e nosso brother o Maurão sabe bem o que isso significa: veja na foto abaixo



     Foram 9 dias de muita curtição, mar clássicos e paisagens paradisíacas que em meio a um belo cenário que mistura pedras, areia, rochas e contrastes da natureza verde, e claro, a boa cerveja peruana que, sem sombra de dúvidas foram experimentas pelos "cabrones da salinésia", valeram cada minuto desta viajem aluciante que fica gravada nas memórias destes surfistas de alma que representaram muito bem a galera do Brasil e da ASPS (Associação de Surf da Praia de Salinas).

   








     Uma trip desse nível vale muito a pena e pra galera que acompanha o blog Cidreira Surf guardem uma grana porque uma trip não é só uma simples viagem para pegar ondas, mas sim procurar a onda perfeita e a busca é incansável, e em cada viagem atrás da onda perfeita você adquiri cultura, sabedoria e um bem-estar que só quem já fez isso sabe o que isso significa.
     Altas ondas todos os dias, galera unida mostrando pra gente o que é ser feliz e desejamos a toda essa galera da trip muita energia positiva e agora que estão de volta concerteza queremos ouvir as histórias da viajem que eles tem para contar. Obrigado a todos vocês que enviaram as fotos desta trip surf animal para o blog e sem sombra de dúvidas, muitas trips ainda virão. Nos despedimos com as imagnes alucinantes tiradas por eles direto do Peru durante os dias 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31 e dia 1°. Agora a pergunta é estão satisfeitos? a resposta eu mesmo digo: nunca, a busca é eterna pela onda perfeita!!!!!!!!!!!!


























PERU 2012 - SURF - Por: Mauro Escobar

O Peru é um pais que sempre me trouxe boas lembranças. Esta nova trip foi organizada com antecedência e aconteceu na segunda quinzena de fevereiro. Uma viagem de surf fica marcada pelos detalhes. A TACA havia aberto três vôos semanais direto de Porto a Lima.Infelizmente o mês de fevereiro não havia mais vagas , mesmo com vários meses de antecedência. Tive que fazer escala em São Paulo. Impressionou o estado de conservação do aeroporto de Guarulhos.
O meu primo Luiz Fernando me acompanhou.A família tava reunida. A hospedagem em Punta Hermosa foi no LUISFER SURF CAMP.Todos os quartos da pousada tem nomes de praias da região.Tive o privilégio de ficar hospedado no “Punta Rocas”. O quiver que levei forma três pranchas DHD, 7:6, 7:3 e 7:2. Sofreram danos durante o vôo.

Na chegada a Lima nas primeiras horas da manha chamava a atenção a bela paisagem do bairro de Miraflores . A capital se notava progresso em comparação a última visita.Fomos resgatados pelo “Eduardo” que há muito tempo trabalha na pousada. Não parava de dizer : “no passa nada” e “tranquillo”. No caminho a Punta Hermosa , se notava que havia um surf pois havia surf nos picos de Lima.
La Isla não quebrava nas melhores condições, Punta Rocas foi o destino. A camionete da pousada estava locada , ficaria disponível somente para depois de três dias.A reserva foi feita. Se pegou um tuc-tuc por 1 sol e fomo direto ao pico. As direitas quebravam até o canal e as esquerdas se perdiam em direção a Kontiki.

O primo ficou impressionado com o visual da praia e qualidade da onda. Mesmo sendo sua primeira vez no Peru se sentiu bem a vontade na onda. Existe uma placa na beira de Punta Rocas que dizia o seguinte : “lãs olas mas constantes del mundo”.Afirmativa verdadeira, parece uma máquina, dificilmente não tem onda. O fundo é todo de pedra, foi tirada foto. Sinistro para quem vê as imagens.

A água para espanto geral estava muito clara e quente , sendo desnecessário o uso de long. Resultado das variações La Nina e El Nino. Mas as ondas não pararam. Señoritas e suas esquerdas foram buscadas. A melhor opção para fugir das pedras era pelo meio da praia entre Caballeros. A dificuldade é para voltar se não voltar carro , pois o tuc tuc as vezes demora a aparecer no final de tarde.
Na pousada havia muitos brasileiros, que se separavam por regiões e não por nomes, existia o grupo de gaúchos , paulistas, cariocas, catarinas e assim por diante. A trip para Pepinos foi agendada com o Eduardo se juntaram a nós alguns amigos paulistas e cariocas. Distante cerca de uma hora e meia de Punta Hemosa, o acesso era depois de uma ponte sem qualquer placa ou sinalização. Esquerda que quebra em linha, se entra e sai da praia pelas pedras. Essa é uma pequena região onde os locais usam para agricultura face a saída de um pequeno rio nas redondezas.A van ficava em cima do penhasco e se descia até a praia a pé em meio pedras tipo “cascalho”.O uso de chinelo foi fundamental.

Quando fomos para o outside já havia 4 peruanos no pico.Sem qualquer incidente, surf entre amigos, esquerdas e esquerdas.Os peruanos ficaram surpresos de sermos do sul do Brasil , próximos a Uruguay e Argentina.Os problemas foram na saída, muitos ouriços , tive muita dificuldade. A botinha é um equipamento muito importante para se surfar essa onda.
Nesse período já estava de posse da camionete Toyota 4X4 o que facilitava muito os deslocamentos. E proporcionava 3 sessões diárias de surf. Punta Rocas era monitorada muitas vezes ao dia. Nessa praia o local onde nos abrigávamos era o bar do “Richard” . Sempre com um “Inka Cola”gelada ou uma “Cusqueña”. Tivemos um tratamento todo especial que nos fez sentirmos em casa.
Existe um pico que foi conferido chamado “Arica”, situado na localidade de Lurin. Uma onda que serve de opção quando o mar não esta com swell grande , sempre quebra bem na beira da praia, muitos gostaram da praia pois boa parte era formada por “beach breack”.Cerro Azul é outro local que chama atenção pela beleza e qualidade da onda.

A noite do Peru tem suas opções , em Lima o bairro de Miraflores tem vários bares, boates e restaurantes que podem ser conferidos.Em Punta Hermosa o pico era o “EL Dragon”, que funcionava no incio com música ao vivo típica do país e depois música eletrônica. Neste local ao final todos ganhavam um lata de metal com o logotipo do lugar, muitos brasileiros disputavam tal lata para guardar objetos ilícitos. O valor da entrada era 30 soles.
Outro roteiro que não deve ser perdido é a ida ao chamado “Mercado Inca”, situado em Lima, onde se pode comprar todo o tipo de artesanato e roupas com preços muitos . Os vendedores sempre concedem algum “regalo”. Nas proximidades de Punta Hermosa se pode conhecer as ruínas de “Pachacamac”, onde se encontra vestígios de civilizações datadas antes de cristo.
O meu primo Luiz Fernando chamou atenção pela vontade de surfar as melhores ondas.Em Pepinos me lembro dos cariocas pedindo para tirar a pilha dele , pois não estava sobrando onda. Esse espírito contagia e fez todos buscarem um bom surf. Fora do mar interagiu com todos e fez grandes amizades. Ficou marcado o grande “porre” antes de ir ao “El Dragon”. O Tarcisio , catarinense de nascimento e morador do Estado de SP, sempre estava junto nas trips, sempre com bom astral ao lado da sua esposa Analu.

As vezes surfar certos locais ondas com bom tamanho com surfistas capacitados é melhor do que surfar ondas onde existem surfistas não tão capacitados. Nestas condições podem ocasionar acidentes . Conheci um grupo quatro ingleses em Caballeros, que se mostraram simpáticos por conseguirem comigo interagir em seu idioma, nenhum falavam o espanhol. Brincava com eles que as “Malvinas eram Argentinas”. O mesmo grupo encontrei num domingo em Punta Rocas, as séries eram demoradas, tinham no máximo 1 m, fiquei posicionado no outside sozinho , esperando uma onda que entrava somente de meia em meia hora, com 1,5 m . Estava ali posicionado para só pegar essa onda. Na primeira onda vim surfando lá de fora, quando cheguei no inside o inglês entrou no meio da onda e caiu na minha frente. Na próxima onda outro inglês do mesmo grupo ficou com medo e jogou a prancha na minha frente.Depois do dois incidentes fui conferir a minha prancha e estava com um buraco no lado e no fundo. Fui obrigado diplomaticamente a pedir mudança no comportamento britânico.

O meu amigo Tiago Cardoso embarcou no dia que eu estava voltando, mas pelas fotos que recebi as ondas continuaram a rolar. O Peru não resta dúvida, é um lugar de boas ondas e constante.Os peruanos são tranqüilos, os problemas quando aparecem são provocados por brasileiros que muitas vezes tem um comportamento reprovável.
Outras vezes os problemas ou acidentes ocorrem na variação da maré, onde as pedras afloram e o encontro com as mesmas é inevitável.O surfista local muitas vezes evitam alguns horário ou certa parte da onda pois sabe o risco que corre. Eu e outros brasileiros naquela fome natural de fazer toda a linha da onda pagamos o preço. Fazer toda a linha da onda em Señoritas nesta condição é arriscado, como pegar a esquerda de Punta Rocas até o final nessa variação. Minha 7:2 foi fraturada no fundo tentando ir até o final em Punta Rocas, foi o preço a pagar, mas a onda valeu cada centímetro.

A trip ao lado do primo foi inesquecível, muitas ondas e boas lembranças.Muitos amigos que na última hora “puxaram o bico” viram as fotos e estão querendo participar da próxima ida ao Peru.Esse é um país que recomendo e sempre volto para surfar.Até a próxima,Mauro.

Abaixo mais fotos: