ALIMENTOS FUNCIONAIS








Danielle Andrade Matté - Nutricionista Crn 10776


Olá galera!
  
     Boa noite amigos, antes da matéria gostaríamos de agradecer do fundo do coração a Danni Matté, nossa amiga, guerreira, esposa, mãe e nutricionista que contribuí com suas matérias sensacionais para o nosso blog. Valeu Danni, é noix! Fiquem agora com a matéria que vai falar sobre os alimentos funcionais, aloha!
     Nesse mês falaremos um pouco dos alimentos funcionais que aliados à prática de esporte podem contribuir ainda mais com a manutenção da saúde.
      Alimento funcional é todo alimento capaz de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benéficos para a saúde, podendo retardar o estabelecimento de doenças como diabetes, hipertensão e melhorar a qualidade de vida. Alguns exemplos de alimentos funcionais reconhecidos cientificamente são: o alho, o vinho, a aveia, a soja, a linhaça, o tomate, alguns tipos de chás, entre muitos outros.
      De acordo com o Comitê de Alimentos e Nutrição do Instituto de medicina internacional (IOM/FNB), alimentos funcionais são qualquer alimento ou ingrediente que possa proporcionar um benefício à saúde além dos nutrientes tradicionais que ele contém. Abaixo, temos alguns exemplos de alimentos com seu respectivo nutriente e a função no organismo. TOMATE, MELANCIA, MAMÃO E GOIABA-Contêm licopeno que protege contra tumores no pulmão, próstata e estômago. Lembrando sempre que o licopeno no tomate só é liberado em temperaturas elevadas por isso ele está presente em molhos de tomate (de preferência os caseiros) e no catchup.
      CEBOLA, COUVE,BRÓCOLIS, UVA VERMELHA, MAÇA, CEREAIS E SUCO DE UVA- Contêm quercitina que inibe a oxidação do LDL(colesterol ruim) e reduz o risco de doenças cardíacas pela atuação como antioxidante.
    FEIJÕES E OUTRAS LEGUMINOSAS, ESPECIALMENTE A SOJA – Contêm isoflavonas que também reduzem o risco de doenças cardíacas e bloqueiam fatores carcinogênicos.
     BRÓCOLIS, COUVE-FLOR, COUVE, REPOLHO, ALHO E CEBOLA – Contêm tióis que reduzem a pressão arterial, diminuem os níveis de colesterol e atuam na inibição plaquetária.
   SEMENTES DE LINHO, FARELO DE TRIGO, FARINHA DE CENTEIO, TRIGO, AVEIA E CEVADA – Contêm lignina que possui propriedade anticarcinogênicas e fitoestrôgenicas (repositor hormonal fitoterápico).
     PEIXES, OLÉOS DE SOJA, DE GIRASSOL, DE OLIVA – Contêm ácidos graxos ômega 3 e 6 que reduzem o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
     FRUTAS, HORTALIÇAS ,AVEIA, LEGUMINOSAS (soja, feijão, grão de bico, lentilha),GRÃOS INTEGRAIS E FARELO DE TRIGO – Contem fibras solúveis que retardam o esvaziamento gástrico e intestinal proporcionando maior saciedade. Além disso, retardam a absorção de glicose e colesterol.
   CEBOLA,ALHO,TOMATE,BANANA, CENTEIO,TRIGO, TRIGO, SOJA, MEL,BATATA YACON, IOGURTE, QUEIJO,RICOTA, LEITE FERMENTADO E IOGURTES – Nesses alimentos estão presentes os Probióticos e os Prebióticos.
    Os Probióticos são microorganismos vivos que atuam no equilíbrio bacteriano intestinal fazendo com que o colesterol seja controlado e o risco de câncer seja diminuído.
      Os Prebióticos são ingredientes nutricionais que estimulam o crescimento e atividade de uma ou mais bactérias “do bem” presentes no trato intestinal trazendo benefícios para o organismo. Eles servem como alimento para as bactérias probióticas. Então, agora que tal aproveitar esses dias quentes e o fim de semana de boas ondas para colocar no seu cardápio alguns desses alimentos?
Até mais....



 CAFÉ DA MANHA E SURFE

Oi galera!
     Sou nutricionista e estou aqui pra dizer que a partir de agora teremos novidades no blog. Uma vez a cada mês, uma coluna a sobre alimentação e saúde relacionadas ao esporte será publicada!
     O surfe exige energia, e energia vem dos alimentos. Essa coluna estará no ar para sabermos como ingerir corretamente esses alimentos. Vamos fazer com que cada vez mais surfe e saúde estejam relacionados e que a cada dia a alimentação possa melhorar o desempenho de nossos esportistas, sejam eles novos, velhos, de fim de semana ou da semana toda.
     É isso aí! Mandem suas dúvidas e sugestões para que as publicações possam atender os mais
diferentes assuntos relacionados à alimentação e surfe. E não esqueça: procure sempre um profissional para avaliar sua alimentação e adequá-la da melhor forma. Nessa primeira matéria, falaremos da refeição mais importante do dia. O café da manhã.
     Tem os que gostam de comer antes, os que gostam de comer depois, aqueles que preferem não comer nada e também aqueles que fazem cada vez uma rotina diferente dependendo das condições do mar. O fato é que se alimentar antes de dar aquela quedinha é primordial para a saúde e para o desempenho. É muito comum os surfistas que preferem não comer nada antes de entrar no mar para não se tirem-se “pesados ”, terem enjoos ou até mesmo aquela vontade de ir ao banheiro. Pois é, mas quero dizer é que para todos esses problemas temos uma solução e que alimentar-se antes do surfe só traz benefícios quando feito da maneira mais adequada para cada um.
      Para aqueles que curtem tomar café da manhã antes do surfe a dica são os alimentos de absorção mais rápida como os pães brancos , sucos de frutas natural e até mesmo um cafezinho com leite(sempre cuidando com o açúcar refinado, é claro! Mas esse é assunto para outra matéria). Sim, pães brancos. Esses alimentos irão disponibilizar energia mais rápido e quando o esporte estiver sendo praticado, principalmente se for um banho rápido. A energia será disponibilizada naquele momento e, com o frio que faz por aqui, precisamos dessa quebra rápida de energia para que ela seja logo utilizada pelo osso corpo. Quando for um banho mais demorado o ideal é um pãozinho integral, composto pelo o que chamamos de carboidrato complexo, que vai dar maior sensação de saciedade por ser digerido mais lentamente fazendo com que a fome demore mais a aparecer. Para aqueles que gostam de preparar um café da manhã antes do surfe e curtem esse ritual, vale a pena investir as frutas picadas com iogurte, creme de abacate com leite e até mesmo o famoso açaí com granola.
     Precisamos falar agora daqueles que não comem nada antes. A dica é mudar essa prática. Pode ser aos poucos, pois isso só trará melhoras para o desempenho e para o corpo. A nossa taxa metabólica, que nada mais é do que a velocidade com que nosso organismo funciona cai quando estamos dormindo. Sendo assim, ao acordarmos precisamos dar uma ativada nela e isso é feito quando nos alimentamos. Se isso não acontece, ou seja, se não tomarmos o café da manhã e colocarmos o corpo numa situação de exercício vamos tirar energia do músculo para poder sustentar essa demanda, gerando o catabolismo. Um processo que deve ser evitado, pois é do músculo que vem a proteção do sistema imunológico (responsável por isso é um aminoácido chamado glutamina- outro assunto para outra matéria também). Fazendo isso estamos enfraquecendo nosso sistema imunológico, deixando as portas abertas para gripes, resfriados e doenças estomacais, além é claro de ficarmos fracos, o que traz uma piora no rendimento. Sabe aquele último “gazinho ” que falta para varar? Pode ser que ele venha daí!
     Pode –se começa devagar, com uma banana amassada com mel e aveia, que além de leve é
rápido e não da aquela sensação de “peso” no estômago. Depois pode-se introduzir mais um
pãozinho, um copo de leite ou de iogurte e assim por diante, até estar ingerindo todos os
nutrientes necessários para uma boa prática.
     Mesmo quando as condições estão as melhores, tire um tempinho para se alimentar. Vai valer a pena! Até mais e boas ondas!

Nutricionista Danielle Andrade Matté - Crn 10776

6 comentários:

  1. daniiiiiiiiiiiiiiiii....mtu boa a matéria parabéns

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo, faço minha consulta com o nutricionista esportivo direto...além do surf eu ando muito de skate e faço academia todos os dias, e a alimentação é fundamental!

    ResponderExcluir
  3. showwwwwwwwwwwwwww...........mtu bom mesmo...grande utilidade pra galera...valeu dani

    ResponderExcluir